Make your own free website on Tripod.com
Extensão & Pesquisa
New page title

Home

A Questão da Psicose
AS PSICOSES Livro 3
Fórmulas Freudianas
Fórmulas Freudianas I
Considerando Gedanken e Cogito: a ciência moderna
CID-10: Transtornos da Personalidade
HISTERIA E CID-10
ESQUISOFRENIA CID-10
Extensão como Flexibilização Curricular
Links
Equipe

Sobre a Paranoia

 

 

Freud e Kraepelin
 

  Isto deveria parecer uma citação anedótica, chistosa, dessas que abundam nos relatos da filosofia e da história da ciência.
  Todavia parece ser a primeira citação de Freud a Emil Kraepelin. Freud forçou as conseqüências da fonte citada.    

E quase cem anos depois modulou e gerou uma nova posição do analista na direção do tratamento.

  "(...) Outras idéias, mais ou menos inter-relacionadas, que têm emergido para a definição ou a descrição dos chistes, são as seguintes: um contraste de idéias, sentido no nonsense, desconcerto e esclarecimento."

  Definições como a de Kraepelin enfatizam como fator principal o contraste de idéias. Um chiste é a conexão ou a ligação arbitrária, através de uma associação verbal, de duas idéias, que de algum modo contrastam entre si. (...)"

 

 

 

Sobre esta citação de Kraepelin, Freud conclui:

"(...) Se esse ponto for mais desenvolvido, o contraste entre sentido e nonsense torna-se significante. Aquilo que, em certo momento, pareceu-nos ter um significado, verificamos agora que é completamente destituído de sentido. Eis o que, nesse caso, constitui o processo cômico Um comentário aparece-nos como um chiste se lhe atribuímos uma significância dotada de necessidade psicológica, e tão logo tenhamos feito isso, de novo o refutamos. Essa significância pode querer dizer várias coisas. Atribuímos sentido a um comentário e sabemos que logicamente ele não pode ter nenhum. Descobrimos nele uma verdade, fato impossível de acordo com as leis da experiência ou com nossos hábitos gerais de pensamento.(...)". 

Os chistes e sua relação com o inconsciente (1905) |Freud, S.|

 

 

Enter content here

Enter supporting content here